Descansar, espairecer, desafiar seus limites ou conhecer novos lugares. Seja qual for o seu objetivo, o turismo é uma ótima alternativa. Passeios e viagens podem diminuir o estresse, reduzir a tensão do dia a dia, gerar sensações de alívio e prazer e motivá-lo para retornar a rotina de forma mais equilibrada. Se é isso que você está buscando, temos um lembrete importante: é possível viver experiências incríveis mesmo longe das regiões litorâneas ou dos mais famosos pontos turísticos do Brasil.
Isso porque nosso país é repleto de diversidades e paisagens encantadoras. Cada região conta com singularidades que tornam as vivências memoráveis. É o caso do Oeste de Santa Catarina: composto por 118 municípios, em que predominam populações de até 20 mil habitantes.
Um povo acolhedor e cenários incríveis que cativam pelas belezas, histórias e tradições. A região apresenta experiências riquíssimas que agradam aqueles que procuram por cultura, descanso, lazer e até mesmo adrenalina. Há um tipo certo de turismo para cada preferência. Conheça melhor:
Turismo rural
Aqueles que gostam de desfrutar a calmaria e apreciar as belezas do campo encontram o destino ideal no Oeste catarinense. Isso porque o turismo rural tem se desenvolvido cada vez mais na região e as vivências são únicas, envolvendo saberes e sabores que só se encontram no interior.
Os destinos incluem propriedades rurais com pessoas hospitaleiras e proporcionam o contato com a natureza, pequenos animais, os costumes e as produções que vêm do campo. As rotas rurais já fazem sucesso em muitos lugares, como Arvoredo, Anchieta, Chapecó, Lajeado Grande, Quilombo e outros municípios. A rota Encantos Rurais de Quilombo, por exemplo, foi premiada pelo Ministério do Turismo, no Prêmio Nacional de Turismo em 2018.
Turismo de aventura
A galera que adora adrenalina não pode deixar de experimentar esse tipo de turismo, que envolve emoção e movimento, geralmente com trilhas e atividades radicais. A tirolesa é uma atração muito procurada e você encontra essa aventura em Chapecó, no Porto Goio-Ên, com a tirolesa interestadual que te leva de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul em um minuto, e em Itá, que tem a 3ª maior tirolesa da América Latina, além de arvorismo e bike aérea, no Itá Ecoturismo.
Porém os atrativos do turismo de aventura não param por aí. O Oeste Radical apresenta diversas opções para se desafiar e se divertir ao ar livre: rafting, rapel, canoagem, trekking, hiking e camping em Quilombo. E se você deseja ver a vida de outra perspectiva, que tal o voo de balão com o Ar Livre Ecoturismo, de Anchieta?
Turismo de contemplação
O turismo de contemplação tem uma grande semelhança com o turismo rural e de aventura: o contato com a natureza. Porém, com foco em contemplar as paisagens naturais, o ar puro e os horizontes a perder de vista. E há muito o que apreciar nesta região, pois mirantes, cachoeiras e cenários diferenciados não faltam.
Na Volta do Dedo, em Coronel Freitas, é possível avistar o percurso do rio de uma perspectiva singular. No Salto Saudades, em Quilombo, as quedas d’água formam um cenário imponente e encantador. E se você prefere contemplar o sol se pondo em meio às montanhas, é só agendar um piquenique na sede do Ar Livre Ecoturismo.
Turismo religioso
Predominantemente cristã, a região Oeste catarinense também oferece o turismo religioso, que passa por paróquias, igrejas, catedrais, grutas e outros pontos turísticos que envolvem fé, peregrinação e relatos de milagres. Em Xaxim, o franciscano Frei Bruno é símbolo de tamanha santidade que dá nome à praça central e ao hospital. Além disso, a cidade recebe fiéis que creditam a ele muitos milagres. Na Vila Milani, em São Domingos, além da igreja, os turistas podem conhecer o presépio, os monumentos e o morro do calvário, que retrata o trajeto percorrido por Jesus enquanto carregava a cruz.
A Catedral Santo Antônio é outro exemplo que surpreende os turistas pela beleza e imponência, localizada no Centro de Chapecó. E em Itá, as Torres da Igreja São Pedro representam um resgate da história.
Turismo cultural
Muitas são as formas de conhecermos sobre a cultura de uma localidade: através da arquitetura, dos museus, praças e igrejas, por exemplo. Esses patrimônios marcam e conservam a história, para que as pessoas possam conhecê-la. Quem gosta de saber sobre acontecimentos históricos, culturas e tradições, encontra várias opções interessantes para explorar pela região.
Além de museus, casas da memória e construções antigas que compõem o turismo cultural, alguns pontos turísticos retratam a cultura com mais riqueza em informações e detalhes, como é o caso do Centro Histórico Germânico, em Itapiranga, que tem foco na imigração e colonização alemã, e o Mundo Tirolês, de Treze Tílias, que traduz a cultura da Áustria em solo brasileiro.
Gostou das dicas?
Já salva os lugares que mais chamaram sua atenção e programa seus passeios para desacelerar, sair da rotina e presentear-se com boas experiências, pois elas expandem suas visões de mundo e contribuem para a qualidade de vida.
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro dos atrativos do Oeste de Santa Catarina e saber mais sobre os destinos surpreendentes que esperam por você.
Texto: Alana de Bairros/jornalista.