Blog Encontre Turismo

Conheça a região turística Vale das Águas no Oeste catarinense

Vale das Águas é uma das 13 regiões turísticas de Santa Catarina, composta por 11 municípios no Oeste do Estado. Leva esse nome devido aos seus principais atrativos: as águas termais ou naturais, além das igrejas e santuários que fortalecem o turismo religioso. O Sesc selecionou três municípios para contar um pouco da sua história e apresentar seus principais atrativos: Quilombo, São João do Oeste e São Carlos em uma viagem sem deslocamento.

Este é o oitavo post da série “Destinos Regionais”, que traz conteúdos especiais ao Blog Sesc-SC, com roteiros indicados pela equipe do Turismo Social Sesc nas regiões Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu.  O objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso.

Com todo o cuidado que o momento exige, realizamos passeios e excursões para que os clientes possam aproveitar o que nosso Estado tem de melhor, de forma segura.

 

Quilombo tem 61 anos e uma população de aproximadamente 12 mil habitantes. Destaca-se pelo turismo rural, lindas paisagens, um povo acolhedor e claro, suas fontes de águas termais. Esse grande diferencial do município está atraindo novos investimentos, inclusive um empreendimento aquático que está sendo construído no coração da cidade. Previsto para ser inaugurado ainda em 2021, contará com mais de oito piscinas, sendo uma delas aquecida, dois toboáguas e uma rampa aquática, Spa, lanchonetes, lojas e muita diversão.

Outra grande atração é o Salto Saudadesuma das mais belas cascatas do Estado de Santa Catarina, muitas vezes comparada com as quedas do Iguaçu (em miniatura). O Salto Saudades é composto por várias quedas de água formadas ao longo dos anos no rio Chapecó, que caem sobre rochas lisas e escuras, compondo um quadro de grande beleza, localizada na comunidade de Saudades, a 20 km do centro da cidade em local ainda selvagem. Possui estrutura para receber inúmeros turistas percorrendo uma passarela de concreto com vistas para as cachoeiras e dependendo a pressão da água há a possibilidade de sentir a chuva formada pela força da água.

As tradições da agricultura são observadas na Rota Rural. A dica é aproveitar o delicioso café da manhã na Panificadora Paulina, que fornece pães, cucas, bolachas, salgados entre outras delícias com sabor inconfundível.

Outra propriedade que vale a pena conhecer é a Cachaçaria da Nelva, que utiliza receitas tradicionais de cachaças e licores, desde a época do bisavô da família. Outra curiosidade é o ambiente para degustação e armazenamento, onde antigamente era uma estrebaria e hoje virou um espaço aconchegante para reunir amigos. A garra feminina mais uma vez à frente de um empreendimento rural. Não tem como não se apaixonar!

O que mais chama a atenção de quem visita a rota do turismo de Quilombo é a simplicidade, a integridade e confiança, os empreendedores visitados em sua maioria mulheres de meia idade e idosos, que tocam as suas propriedades com muita garra, coragem.

Um belo exemplo de determinação é a Vinícola Busnello, que produz vinhos de uvas plantadas na propriedade da família, e oferece ainda diversos produtos que podem ser degustados e adquiridos no local, o “Vinho doce” é sem igual, não deixe de experimentar! Mas o mais enriquecedor é ouvir a história de desafios e conquistas desta grande família, contada por seus descendentes.

Casa do Mel é uma cooperativa formada por 47 apicultores da cidade de Quilombo e região, que comercializa seus produtos principalmente em São Paulo e Brasília. A produção segue rigorosos procedimentos dos órgãos regulamentadores para extração, beneficiamento até embalagem do produto final. No local pode ser observado o maquinário e ouvir explicações deste curioso processo. Quem visita a propriedade tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre esse produto único e descobrir algumas curiosidades sobre o mel, como por exemplo que ele não tem data de vencimento ou de validade, que quanto mais escuro melhor e que a cor do mel depende da florada que provém.

Gostou ? então compartilhe com um amigo:

Facebook
Telegram
WhatsApp
plugins premium WordPress